O programa Wintour, do Erasmus Mundus, está com inscrições abertas até 8 de fevereiro de 2021. O mestrado em turismo do vinho faz parte dos programas oferecidos pela iniciativa Erasmus Mundus e aceita candidatos de diversas áreas, como Turismo, Economia, Marketing, Agronomia, Nutrição e Relações Internacionais.
Como é o caso em outros programas do Erasmus Mundus, é possível se candidatar ao Wintour com bolsas Erasmus+. Essas bolsas oferecem um auxílio mensal de 1.000 euros ao candidato, além de cobrir despesas com passagens aéreas (em até 3.000 euros por ano), seguro saúde e todas as anuidades do programa.
Como é o mestrado em turismo do vinho?
Com duração de dois anos, o “Master on Wine Tourism Innovation” permite que os alunos estudem em três universidades parceiras. No primeiro semestre do curso de turismo do vinho, o estudante tem aulas na Universidade Rovira i Virgili, em Tarragona, na Espanha.
No segundo, segue para a Universidade de Bordeaux, na França. Já no terceiro semestre, é a vez de embarcar para a Universidade do Porto, em Portugal, para finalizar a etapa teórica sobre turismo do vinho.
Por fim, como última etapa, os alunos conduzem uma dissertação, com base em um projeto que desenvolvam junto a instituições parceiras ligadas ao turismo do vinho. Cada iniciativa conduzida pelos estudantes, durante um estágio prático, é acompanhada por tutores – um professor vindo de alguma das três universidades do programa e um expert que atue em empresas da área.
Todas as aulas são ministradas em inglês, e o candidato interessado deve encaminhar um comprovante de proficiência, como TOEFL ou IELTS.
Como se candidatar ao mestrado em turismo do vinho
Para se candidatar, é necessário preencher a application online para o Erasmus e para o programa de mestrado, como indica o passo a passo elaborado pelo programa em turismo do vinho.
Entre os documentos exigidos pelo Wintour, estão histórico acadêmico (que pode ser enviado em português), currículo, carta de motivação e contato de duas pessoas que possam escrever Carta de recomendação: como pedir, a quem pedir, e o que ela deve conter ao candidato. É ainda exigida a comprovação da proficiência em inglês.
Para obter mais informações sobre o mestrado em turismo do vinho, basta acessar o site do programa Wintour.
Fonte: Catraca Livre.